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A ESCOLHA CORRETA DO QUE LEVAR AO PRATO PODE SER O COMBUSTÍVEL PARA O BOM HUMOR
Fonte: http://www.uai.com.br - Lilian Monteiro

Alimentação de qualidade é parceira do bom humor. Para usufruir dos benefícios,a estratégia é adequar o ritmo do dia-a-dia com seu estilo de vida. Aí sim, vai garantir a presença da alegria por mais tempo no seu cotidiano. Juliana Nakabayashi, nutricionista, especialista em nutrição clínica, consultora em reeducação alimentar e diretora e sócia do Alimentação e Bem-Estar, ressalta a importância do bom senso para incorporar as mudanças saudáveis na ingestão de alimentos que contribuem para manter o alto-astral.

Juliana lembra que o mau humor e a irritação se instalam não só pela deficiência de alguns nutrientes, mas também pelo consumo excessivo de alimentos intoxicantes ou vilões. “Recebo pacientes com queixa de mau humor, irritabilidade, cansaço e quando avalio a alimentação verifico que o consumo de alimentos saudáveis até existe, mas junto aos saudáveis existem vários alimentos e hábitos que minam a energia, levando ao esgotamento físico e mental e, consequentemente, detonam o bom humor.”

A nutricionista lembra que cada caso é um caso, mas é certo que apesar de as pessoas atualmente adotar em uma alimentação mais saudável, a proporção de alimentos intoxicantes acaba sendo superior. Assim, a pessoa nada, nada e morre na praia, chegando muitas vezes na metade do dia com o ânimo e o humor na reserva. “Nesse caso,é necessário adotar estratégias para reverter o quadro. Muitas vezes, atitudes simples e alguns alimentos podem melhorar a qualidade de vida.”

Nesse cenário, Juliana avisa que no caminho rumo à alegria e ao bem-estar,um ingrediente fundamental é o triptofano, aminoácido que compõe a serotonina. “No cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, diminui o apetite e até melhora a qualidade do sono.” Outros nutrientes que favorecem esse estado de ânimo são o ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos ômega-3. “Eles também são essenciais para contribuir para o bem-estar, a sensação de relaxamento, de felicidade e tranquilidade que a maioria das pessoas

hoje em dia tanto busca.”

VILÕES: Juliana Nakabayashi explica que, da mesma forma que há os alimentos que favorecem o bom humor, existem também os vilões que jogam o humor lá embaixo. “Eu diria que os mais comuns são a cafeína (café, refrigerante, energético),o açúcar, o álcool, as gorduras saturadas e o fast food.” A nutricionista lembra que o clássico cafezinho não tem nada de inocente. Quantas pessoas não adotam essa bebida como estimulante para a rotina diária? Outros optam pelo refrigerante à base de cola. “O problema é que o efeito estimulante é temporário. Passado, será necessário repetir a dose, gerando um círculo vicioso e aumentando a irritabilidade.” Outro exemplo, conforme a nutricionista, é o chocolate, usado em momentos de tristeza e ansiedade. “A alegria dura um curto período depois de ser saboreado. Podemos dizer que são verdadeiras armadilhas doces.”

Agora, Juliana destaca que o mais bacana do ser humano é sua capacidade de mudança. “É possível mudar esse quadro sem grande sofrimento, adotando novos hábitos. O que costumo ouvir dos pacientes depois de assumir outra postura é: ‘foi mais fácil que pensei’”. E lembre-se: “O jejum prolongado reduz

os níveis de glicose no cérebro e faz com que o mau humor se instale”.

Oportunidade de aprender mais sobre alimentação e bom humor, você pode ter na palestra “Os cinco passos para emagrecer com bom humor”, encontro só para mulheres, promovido por Juliana no Núcleo Terapêutico Guanambi, Rua Manoel Couto, 316, Cidade Jardim. As vagas são limitadas.

RECEITAS QUE PROMETEM MELHORAR O HUMOR

SALADA DE BEM COM AVIDA:

Folhas verdes variadas (alface, rúcula, agrião, hortelã)

Mini-tomates

Brócolis no vapor

Nozes

Ovos de codorna

No momento de servir, tempere com azeite extra-virgem, semente girassol e pitada de sal marinho.

SUCO SÓ ALEGRIA

1 maçã

Suco de 1 laranja (ou 1 rodela de abacaxi)

1 a 2 folhas de couve

1 colher sopa linhaça inteira**

Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Se necessário, adoce com uma colher de mel.

**Na noite anterior, coloque de molho 1 colher sopa de linhaça inteira em 150ml de água. Utilize essa água para preparar o suco.

ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR

Banana

A fruta tem carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e vitamina B6, essencial na hora da condução dos impulsos nervosos.

Vegetais com folhas escuras

Couve, brócolis, rúcula e outros vegetais de folhas escuras são ricos em ácido fólico, que também ajuda a liberar serotonina no organismo.

Oleaginosas

Nozes, castanhas e amêndoas têm magnésio, cobre e selênio, uma tríade que ajuda a diminuir o estresse e melhora a

memória.

Ovo

Temas substâncias chamadas colina e lecitina, que afetam de forma positiva o funcionamento do cérebro de pessoas com alterações de humor.

Frutas cítricas

São ricas em vitamina C, que combate o cansaço e o estresse do organismo.

Peixes e frutos do mar

São ricos em nutrientes que melhoram a atividade cerebral e contribuem diretamente para o bom humor. O selênio e a vitamina B12, por exemplo, combatem a ansiedade e o cansaço. Já o ômega-3 estimula a produção de neurotransmissores, combatendo a irritação.

Alface

O vegetal é rico em lactucina, que tem capacidade analgésica e sedativa, causando efeito calmante no organismo.

Sementes de abóbora e girassol

Ricas em triptofano, além de auxiliar na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Semente de linhaça

Rica em ômega-3 e fibras, que regularizam o funcionamento intestinal e consequentemente melhora o humor.

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