21 2447-6843 Contato Localização
 buscar
Unidade Centro
PRINCIPAL QUEM SOMOS ATIVIDADES HORÁRIOS EQUIPE SERVIÇOS NOTÍCIAS DICAS
D ICAS DE SAÚDE
{ voltar ao menu }
A ESCOLHA CERTA PARA O SEU TREINAMENTO FÍSICO
Para profissionais, é preciso saber escolher a prática que vai lhe dar mais prazer e motivação.

Se você é uma daquelas pessoas que não se motivam a iniciar uma atividade física ou costuma desistir poucas semanas após iniciá-la, não desanime. Talvez, a chave para sua motivação e comprometimento seja a escolha da modalidade mais adequada ao seu perfil. “Como o treinamento tem que ser algo prazeroso, o praticante pode e deve escolher algo que mais combine com sua personalidade”, orienta a educadora física Lívia Vasconcellos, da Companhia Athletica.

Com tantas opções atualmente à disposição, não há mais desculpas para ficar parado. Matricular-se em academias com uma grande variedade de opções é uma das dicas dos profissionais, já que o interessado terá acesso a diversas aulas, dança, pilates, yoga, musculação, lutas e esportes aquáticos. “A probabilidade de ela conseguir se identificar com alguma atividade é bem maior, já que ela poderá fazer aulas diferentes”, comenta o educador físico Raphael Teixeira, da Wellness Sport Club.

Segundo ele, às vezes, as pessoas têm uma visão errada de um tipo de esporte e se surpreende ao praticá-lo. “Tem gente que não gosta de exercícios na piscina, mas, quando pratica por necessidade do baixo impacto, como em casos de lesão, por exemplo, acaba se identificando e se torna praticante”, cita.

Segundo Teixeira, de nada adianta colocar uma pessoa agitada para fazer uma aula de pilates, pois o risco dela não gostar é muito grande. O ideal é este perfil de pessoa buscar uma modalidade mais movimentada, mas que proporcione benefícios bem próximos aos do pilates.

Personalidade

Para Lívia, analisar a própria personalidade é um dos pontos a serem observados na hora de optar por um esporte. Por exemplo, se a pessoa é calma ou agitada, se é mais individualista ou sociável, se prefere dinamismo a práticas mais monótonas. “Pessoas mais tranquilas e que buscam o conhecimento interpessoal se identificam com as atividades antiestresse, como yoga e pilates. Já as mais agitadas devem optar por aulas de jump, step e corrida”, sugere.

Muitas pessoas gostam de dinamismo e não da monotonia da musculação, gostam de interagir e socializar. “Essas devem buscar esportes coletivos como as aulas de dança, futebol, vôlei e basquete”, diz a educadora.

Há quem se identifique com esportes que praticaram na infância por terem criado uma memória positiva, como, por exemplo, o ciclismo, o futebol, o basquete ou a patinação. “Continuam mantendo o vínculo lúdico e trabalhando todos os músculos”, diz Lívia.

De acordo com Teixeira, mesmo que uma certa modalidade seja essencial para atingir os objetivos — como a musculação para o ganho de massa muscular, por exemplo —, se a pessoa não se sentir tão à vontade, o ideal é que pratique menos vezes por semana e intercale com outra atividade que lhe dê prazer.

Outra dica do educador é optar por esportes nos quais se pode colocar um objetivo ou desafio, nem sempre ligado a performance, para aumentar o estímulo. “Uma travessia, no caso da natação, na corrida uma maratona e na dança um festival”, cita.

Fonte: Publicado no site www.araraquara.com – em lazer e cultura dia 22/09/2013

Horários HORÁRIOS
O Que Rolou O QUE ROLOU
Vídeos VÍDEOS
Parceiros PARCEIROS
Convênios CONVÊNIOS
Mais Buscadas MAIS BUSCADAS
Redes Sociais REDES SOCIAIS
facebook instagram
Principal  |  Quem Somos  |  Atividades  |  Horários  |  Equipe  |  Serviços  |  Notícias  |  Dicas
O Que Rolou  |  Vídeos  |  Convênios  |  Parceiros  |  Contato  |  Localização
- Freguesia ( JPA ).
Rio de Janeiro - RJ - 22750-008
21 2447-6843